domingo, 22 de novembro de 2015

Pirâmide invertida – Tsunami: a anatomia de um desastre

O tsunami de 2004, que começou com um terremoto de magnitude 9,1 no Oceano Índico, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia, é conhecido pela comunidade científica como terremoto de Sumatra-Andaman, esta manifestação da natureza afetou 13 países, Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Madagascar, Maldivas, Malásia, Mianmar, Seicheles, Somália, Quênia, Tanzânia e Bangladesh, deixando estimados 228 mil mortos, que foram atingidos com ondas de até 20 metros de altura, avançanado sobre cidades inteiras, Medido em vidas perdidas, essa é uma das dez piores terremotos registrados na História









Nas Ilhas Maldivas, dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami, Índia, na Costa de Coromandel, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andamão e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas. Em 2009, a ONU recomendou aos países asiáticos mais propensos a catástrofes que reservassem 10 por cento das suas verbas de desenvolvimento para limitar o risco de desastres, especialmente tendo em conta o impacto das alterações climáticas.




O sismo de 26 de Dezembro alterou em 2,5 cm a posição do Polo Norte. Este movimento sugere uma tendência sísmica já verificada em terremotos anteriores. O sismo também afetou a forma da Terra. A forma da Terra (aplanada nos polos e com maior diâmetro sobre a linha do equador), variou uma parte em 10 milhões, tornando a Terra mais redonda. No entanto, todas as mudanças são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos.


Fontes:
https://othonnotcia.wordpress.com/2010/10/25/terremoto-tsunami-mata-milhares-na-asia-do-sul-em-26-de-dezembro-de-2004/
http://www.consciencia.net/especiais/tsunami2004.html
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141224_tsunami_2004_brasileiro_sobrevivente_depoimento_pai_rw
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/saiba-mais-como-foi-o-tsunami-de-2004-no-oceano-indico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário