domingo, 22 de novembro de 2015

Atividade Conteúdos para Web: A gripe das aves no mundo

A gripe aviária, também conhecida como gripe do frango, é um tipo de gripe transmitida por aves, a doença surgiu inicialmente em 1997, quando uma epidemia de gripe se alastrou pela população de frangos de Hong Kong e um homem morreu após ser infectado pelo vírus transmissor da doença, É no continente asiático, principalmente na China, que a doença alastra-se com mais rapidez na atualidade. Em Hong Kong, no ano de 1997, 18 casos foram relatados, apresentando quadros graves de complicações respiratórias.



O surto de 2005 de gripe aviária infectou pessoas no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja; e infectou aves em Laos, China, Turquia, Inglaterra (um papagaio importado do Suriname, possivelmente infectado durante a quarentena, na Inglaterra, onde o lote importado do Suriname foi posto em contacto com outras aves importadas, inclusive da Ásia), Alemanha (gansos e patos), Grécia e, mais recentemente, identificada em aves migratórias do Canadá.


As pesquisas na área de medicina ainda não resultaram num remédio capaz de curar uma pessoa com esta doença. Alguns remédios servem para diminuir a intensidade da doença e evitar contágios. Várias vacinas estão em fase de testes em diversos laboratórios espelhados pelo mundo, somente um médico, através de exames detalhados e específicos, está capacitado a identificar se uma pessoa está com a gripe aviária. Os sintomas deste tipo de doença são semelhantes ao de uma gripe comum. Portanto, qualquer pessoa ao apresentar tais sintomas deve procurar auxílio médico.












Fontes: 
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gripe-aviaria
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_avi%C3%A1ria
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/gripe_aviaria.htm
http://www.infoescola.com/doencas/gripe-aviaria-gripe-do-frango/

Pirâmide invertida – Tsunami: a anatomia de um desastre

O tsunami de 2004, que começou com um terremoto de magnitude 9,1 no Oceano Índico, com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia, é conhecido pela comunidade científica como terremoto de Sumatra-Andaman, esta manifestação da natureza afetou 13 países, Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Madagascar, Maldivas, Malásia, Mianmar, Seicheles, Somália, Quênia, Tanzânia e Bangladesh, deixando estimados 228 mil mortos, que foram atingidos com ondas de até 20 metros de altura, avançanado sobre cidades inteiras, Medido em vidas perdidas, essa é uma das dez piores terremotos registrados na História









Nas Ilhas Maldivas, dois terços da capital, Malé, foram inundados pelo tsunami, Índia, na Costa de Coromandel, nomeadamente os estados de Tamil Nadu, Andhra Pradesh e os arquipélagos Andamão e Nicobar onde algumas ilhas foram totalmente submersas. Em 2009, a ONU recomendou aos países asiáticos mais propensos a catástrofes que reservassem 10 por cento das suas verbas de desenvolvimento para limitar o risco de desastres, especialmente tendo em conta o impacto das alterações climáticas.




O sismo de 26 de Dezembro alterou em 2,5 cm a posição do Polo Norte. Este movimento sugere uma tendência sísmica já verificada em terremotos anteriores. O sismo também afetou a forma da Terra. A forma da Terra (aplanada nos polos e com maior diâmetro sobre a linha do equador), variou uma parte em 10 milhões, tornando a Terra mais redonda. No entanto, todas as mudanças são muito pequenas para serem percebidas sem instrumentos.


Fontes:
https://othonnotcia.wordpress.com/2010/10/25/terremoto-tsunami-mata-milhares-na-asia-do-sul-em-26-de-dezembro-de-2004/
http://www.consciencia.net/especiais/tsunami2004.html
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141224_tsunami_2004_brasileiro_sobrevivente_depoimento_pai_rw
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/saiba-mais-como-foi-o-tsunami-de-2004-no-oceano-indico.html